quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Torresmos do Rissol




Torresmos do Rissol










Os torresmos do rissol eram feitos no dia da matança do porco. O rissol é a gordura que está junta ao intestino do porco. Quando se preparam as tripas para os enchidos, a gordura é retirada e frita-se, obtendo os deliciosos torresmos do rissol. A  gordura resultante da fritura dos mesmo que é a banha.



Preparação do Rissol

Corte o rissol em pedaços de cerca de 6 cm.
Coloque o rissol cortado num tacho e salpique com água,  leve  ao lume até estarem bem fritinhos.
Não vai necessitar de juntar qualquer tipo de gordura.
Depois de fritos escorra em papel de cozinha e tempere com sal grosso.
Sirva de preferência ainda mornos.

A gordura resultante da fritura (banha) é guardada numa caixa plástica no frigorífico para utilizar como tempero de alguns pratos ou para fritar carne de porco. Tem um sabor delicioso que em nada se compara à comprada nos supermercados.




10 comentários:

  1. É a primeira vez que ouço chamar de RISSOL à gordura do redenho. Sou um profundo e apaixonado estudioso das tradições e temas e termos ligados á matança do porco em Portugal continental e Ilhas e Peninsula Ibérica, e tal nunca tinha ouvido pronunciar do boca do povo. O nome mais vulgar é de SAINHAS... e este inclusive deu nome a uma CONFRARIA GASTRONÓMICA AS SAINHAS no Concelho de Vagos, distrito de Aveiro, criada para a defesa culinária destes torresmos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na região de Évora chama-se torresmos do Rissol. Nas pequenas aldeias onde ainda hoje se mata o porco, é o nome que lhe dão.

      Eliminar
    2. Pesquise no Google "Torresmos do Rissol".... existe muitas publicações!

      Eliminar
    3. Na região de Bragança, também lhe chamam.

      Na Zona do Grande Porto e Vale do Ave são servidos com Rojões e a famosa tripa enfarinhada.

      Eliminar
    4. Depende da zona, eu sempre ouvi chamar torresmos de rissol!

      Eliminar
  2. ISTO AQUI NO NORTE CHAMA-SE ROJÕES DOS FOLHINHOS ADORO SÃO UMA MARAVILHA MESMO ACABADINHOS DE FAZER E COLOCAR NO MEIO DE UM PÃO AI QUE ATÉ ESTÁ CRESCENDO ÁGUA NA BOCA

    ResponderEliminar
  3. Em Moura de onde sou de origem chama-se torresmos e a 30km de Moura no concelho de Vidigueira mais propriamente em selmes chamam-lhe rissol.

    ResponderEliminar
  4. E na minha terra chamam de rojões do russô :D

    ResponderEliminar
  5. A verdade, sendo eu cozinheiro, sempre ando a aprender, sempre os faço junto com os rojões, mas estes ficam tostadinhos por isso serão torresmos de redenho ou rissol, vou fazer para provar, mas estou convencido que será maravilhoso, como amanhã temos aqui em Aveiro o dia da Gastronomia vou ver se há esse petisco, Felicidades para todos, Manuel Miranda

    ResponderEliminar
  6. Torresmo do redenho! Sua forma recortada depois de frito se assemelha a um rissol,por esse motivo,em muitas zonas do país eles ficaram com tal designação!

    ResponderEliminar

Printfriendly