quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Bolo de Bolacha com cobertura de caramelo





Bolo de Bolacha com cobertura de caramelo

Ingredientes

Bolo

1 lata de leite condensado
2 pacotes de natas 
5 folhas incolores de gelatina
Bolachas Maria q.b.
1 colher de chá de café solúvel em pó 
Café forte (liquido) q.b.

Cobertura
 
150 gr de açucar
1 colher de sopa de manteiga
125 ml de natas
Amêndoas torradas picadas para enfeitar 

 Preparação do bolo

Comece por colocar as embalagens de natas no congelador uns minutos para as arrefecer bem,  sem as deixar congelar.
Coloque  as folhas de gelatina de molho em água fria.
Bata muito bem as natas até estarem firmes. Adicione aos poucos o leite condensado, continuando a bater, adicione a colher de café solúvel e bata mais até dissolver o café. Quando estiver bem firme adicione as folhas de gelatina derretidas e bata até as envolver bem no preparado.
Para derreter as folhas de gelatina, escorra a água onde estavam a amolecer, coloque-as numa tacinha e leve-as ao microondas alguns segundos (cerca de 8 segundos deve ser suficiente, mas se vir que ainda não estão derretidas, volte a levar ao microondas mais uns segundos)

Num prato de bolos, coloque um aro de forma amovível no centro. Comece por colocar uma pequena camada  de creme para o bolo aderir ao prato. Vá passando as bolachas pelo café liquido,  formando camadas de bolacha alternadas com camadas de creme.  Devendo ser a ultima camada de creme.
Leve ao frigorífico se possível de um dia para o outro para ganhar consistência.


Preparação da cobertura:
Molho de caramelo

Coloque o açúcar num recipiente e leve ao lume brando até  ficar com cor de caramelo, mexendo de vez em quando. Retire do lume e adicione a manteiga. Mexa muito bem. Adicione as natas em fio, mexendo rapidamente com uma vara de arames.
Deixe arrefecer.

Finalizar:

Quando for servir o bolo, coloque uma camada de caramelo por cima do bolo, retire o aro e polvilhe com amêndoas torradas picadas grosseiramente.
Notas:
O bolo de bolacha  é  um dos bolos mais apreciados em Portugal. Existem muitas variantes da receita, esta que apresento é uma das diversas formas de o confeccionar. Na receita mais antiga que conheço, o creme era feito com igual peso de açúcar e de manteiga ( sem sal ), o açúcar era muito bem batido com a manteiga (mole sem estar derretida), e no final adicionava-se uma clara batida em castelo para o creme ficar mais fofo. Na "nova" gastronomia Portuguesa a manteiga é substituída por natas e o açúcar por leite condensado, normal, cozido ou  light para ficar menos calórico.
De todas as formas este bolo é sempre delicioso.

Printfriendly