sábado, 29 de novembro de 2014

Pasteis de Bacalhau





Pasteis de Bacalhau 


A primeira referência que existe em relação a esta receita data de 1904 e consta do livro  "Tratado de Cozinha e Copa", de Carlos Bandeira de Melo, um oficial do exército português que usava o pseudónimo "Carlos Bento da Maia".  A obra de Carlos Melo entraria para a história como a primeira a apresentar uma receita de pasteis de bacalhau.

Utilizados como prato principal ou apenas como petisco, os pasteis de bacalhau são um dos pratos mais apreciados  de norte a sul de Portugal e foram finalistas na candidatura às 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa.












Pasteis de Bacalhau


Ingredientes

300 gr de bacalhau
1 ramo pequeno de salsa picada
2 ovos 
1/2 cebola picada (tamanho médio)
1/2 kg de batatas descascadas
Sal e pimenta q.b.

Coloque o bacalhau a cozer com as batatas.
Depois de cozidos, retire o bacalhau para um prato e  coloque as batatas a escorrerem num passador de rede.
Retire as peles e as espinhas ao bacalhau. Coloque o bacalhau no centro de um pano de cozinha, junte as quatro pontas do pano com uma mão e com a palma da outra mão esfregue o pano no sitio em que está o bacalhau, como se estivesse a lavar roupa. Este processo vai fazer com que o bacalhau fique finamente desfiado.
Passe as batatas escorridas pelo passe-vite.
Junte todos os ingredientes numa tigela mexendo muito bem ( o bacalhau desfiado, a batata passada, a salsa e a cebola picadas, e dois ovos batidos) rectifica-se o sal e adiciona-se pimenta a gosto.
Com duas colheres de sopa moldam-se os pasteis que se fritam em óleo bem quente.

Bom apetite!






Printfriendly