segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Choco frito à Setubalense






Quando pensamos em Setúbal a primeira coisa que nos vem à memória é o choco frito. Tendo Setúbal uma das lotas mais conhecidas do país este facto não deixa de ser um pouco insólito.
O choco que é utilizado para confeccionar este prato não é pescado nas nossas águas, mas sim no mar do Norte e no Oceano Índico.
Os cozinheiros dos restaurantes de Setúbal, garantem que só este choco importado tem características que garantem a qualidade do prato. Devido à sua  grande dimensão o choco importado  permite fazer tiras mais grossas, e a  carne é mais macia que a do choco pescado nas nossas águas.
Independentemente da sua origem, o choco frito é um prato que não deixa praticamente ninguém indiferente!

 


  Choco Frito à Setubalense



Para 4 a 5 pessoas vai necessitar de:

Um choco com cerca de 2,5 kg
Sal q.b.
Malagueta moída ou pasta de malagueta q.b.
Sumo de limão q.b.
1 limão inteiro 
Pimenta q.b.
Farinha de trigo sem fermento q.b.
Óleo para fritar


Comece por retirar a cabeça do choco,  a pele  e as cartilagens. Pode aproveitar e confeccionar outro prato com estas partes.
Corte o choco em tiras com a largura e o comprimento de um dedo sensivelmente.
Coloque numa taça grande as tiras do choco, tempere com sal, sumo de limão e malagueta moída. Deixe marinar pelo menos 1 hora. 
Coloque a farinha num prato e junte sal e pimenta q.b. , misture tudo muito bem. (convém utilizar sal fino neste processo)
Escorra muito bem as tiras do choco, passe-as pela farinha e frite em óleo bem quente. Escorra o excesso de óleo em papel absorvente.
Coloque o choco frito numa travessa e enfeite com limão.
Acompanha com batata frita aos palitos e salada mista.

Bom apetite!  



Printfriendly