quinta-feira, 2 de julho de 2015

Rosenborg Slot - Copenhaga


Rosenborg Slot


Este Palácio Real, é um dos pontos mais visitados de Copenhaga e contém milhares de objectos da realeza, entre quadros, pequenas jóias, mobiliário e um arsenal. Impressionante é o tesouro subterrâneo onde se encontram as jóias da coroa. Este invulgar palácio do renascimento dinamarquês foi erguido em 1606, a mando de Cristiano IV, para funcionar como residência de Verão. Foi utilizado pelos sucessivos monarcas até ao início do século XIII, altura em que Frederico IV construiu um palácio mais espaçoso em Fredensborg. 
No inicio do século XIX, Rosenborg foi aberto ao público como museu























A torre principal era mais baixa, tendo sido elevada na década de 20 do séc. XVI.










































O salão  Comprido 

O salão, cujas paredes estão decoradas  com tapeçarias de século XVII, possui uma colecção de mobiliário de prata do séc. XVIII, onde se incluem três leões de prata que outrora guardavam o trono do rei.














 




Tesouro

As salas do tesouro subterrâneas acolhem as jóias reais, inculindo a coroa do Monarca Absoluto com 2,89 kg.
























Dicas

 O Rosenborg Slot encerra à segunda feira.

Metro: Norreport
Autocarro: 6A, 26, 150s, 173E, 184, 185.

Como chegar

Esta foi mais uma das nossas viagens de carro.  No entanto a maioria das companhias aéreas têm voos regulares para Copenhaga. 
O aeroporto de Copenhaga (Kastrup) fica a 12 km  sudoeste do centro da cidade. pode alugar carros nos terminais 1 e 3.
Um serviço de comboios rápidos parte a cada 10 minutos do aeroporto para a estação central de Copenhaga.
Viajar de carro
Apesar do excelente sistema de transportes públicos dinamarquês, o carro é um meio de transporte muito útil, principalmente quando se viaja em grupo, permitindo uma significativa redução nos custos da viagem. As auto-estradas da Dinamarca não têm portagens, as estradas principais são bem sinalizadas e de boa qualidade, além disso as paisagens são magnificas. Os percursos mais panorâmicos estão assinalados com uma margarida sobre fundo castanho.
O limite de velocidade é, em geral, 50 km/h nas localidades, 80 km/h fora das localidades e 130 km/h nas auto-estradas. Aplicam-se multas bastante pesadas para quem não respeitar o limite de velocidade. A condução sob o efeito de álcool incorre em penas ainda mais duras, incluindo prisão. 
Onde ficar
O alojamento de férias na Dinamarca é de elevada qualidade e os visitantes têm um vasto leque de opções. A escolha pode ir de hoteis económicos, pensões familiares, casas privadas e parques de campismo. Para quem dispõe de um orçamento apertado, o alojamento num parque de campismo ou numa das pousadas Rurais é uma alternativa económica.

Compras

Copenhaga tem sido o centro do comércio não só da Dinamarca, mas também de toda a região que inclui a Zelândia  e do lado Sueco a Skane (Escânia). Nos últimos anos, desde a abertura da ponte com a Suécia, é cada vez maior o número de pessoas que aqui chega para fazer compras.
Um dos mais populares armazéns de Copenhaga é o Magasin du Nord :Kgs Nytorv 13
A  joalharia mais famosa é a Georg Jensen: Amagertorv 4

Divertir-se em Copenhaga

Ópera e ballet 

Copenhaga é famosa pelos seus altos padrões artísticos, sendo o Det Kongelige Teater (O Teatro Real) muito apreciado pelos Dinamarqueses. Possui dois espaços principais que entre eles encenam espectáculos de teatro e ballet de qualidade internacional.
As óperas têm lugar na Operaen.

Cinema

Existem mais de 30 salas de cinema em Copenhaga, sendo dois dos melhores o Empire Bio e o Cinemateket, estando o último ligado ao Instituto Dinamarquês do Cinema. O CinemaxX e o Palladium são cinemas de grande ecrã, bastante conhecidos.

Musica 

os que apreciam musica clássica encontrarão excelentes concertos no Tivoli, assim como em algumas salas do bairro de Frederiksberg levados à cena pela Rádio Dinamarquesa.
A Copenhagen JazzHouse é o melhor palco de jazz do país. Os blues florescem em Mojo enquanto o Stengade 30 é um óptimo local para ouvir pop, desde o punk ao hip-pop, passando pelo rock e pelo reggae.

Actividades para Crianças

Todas as crianças que visitam Copenhaga não deviam perder o Tivoli, com diversões para satisfazer até os mais exigentes. Bakken é o parque de diversões mais antigo do país e tem mais de 100 atracções. o Zoologisk Have é o principal zoo da cidade, e tem um mini-zoo para os que começam a dar os primeiros passos.
O Museu Experimentarium, um museu de ciência é interessante porque os mais pequenos podem meter mãos à brincadeira.


Printfriendly