quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Lello - A livraria mais bela do mundo é Portuguesa




Lello 

A livraria mais bela do mundo é Portuguesa 


Na Rua das Carmelitas nº 144 na cidade do Porto, encontra-se a livraria Lello, classificada como património histórico da cidade desde 2013, eleita a terceira mais bela do mundo pelo jornal britânico The Guardian em 2008, eleita uma das mais "cool" do mundo em 2015 pelo Time e finalmente eleita a mais bela livraria do mundo pela CNN.

A 13 de Janeiro de 1906 os irmãos Lello inauguraram a livraria, nunca supondo que viria a ser uma das grandes atracções da cidade do Porto, sendo visitada anualmente por milhares de turistas, que se deslumbram com a sua beleza.







O  edifício em que se encontra foi construído pelo Engenheiro Xavier Esteves, com uma belíssima fachada Arte Nova, no entanto a imagem de marca da livraria,  é a impressionante escadaria vermelha no seu interior, envolta em livros descrita pelo Time como "Um dragão literário". Mas foi A escritora J.K. Rowlin que morou na cidade do Porto que a tornou mundialmente conhecida nos seus livros do Harry Potter, pois foram a inspiração das escadas de Hogwarts.










Printfriendly